praiaacessivel
Programa “Praia Acessível - Praia para Todos!”

Este programa teve início em 2004, desenvolvendo-se no âmbito de uma parceria institucional que reúne o Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., (que sucedeu ao então Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência), o Instituto da Água, I.P., atualmente integrado na Agência Portuguesa do Ambiente, I.P., e o Turismo de Portugal, I.P. (na altura designado Instituto do Turismo de Portugal), e que, até 2007, contou, ainda, com o Instituto do Emprego e Formação Profissional.
Ao nível da administração regional e da administração local, estão envolvidas na implementação do Programa, respetivamente, as entidades responsáveis pela área do Ambiente - no continente, as administrações das regiões hidrográficas da Agência Portuguesa do Ambiente, I.P., e, nas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, as secretarias regionais do ambiente - e as câmaras municipais onde existam praias oficialmente designadas, no âmbito do Artigo 4.º, do Decreto-Lei n.º 135/2009, de 3 de junho.
Com este Programa - que visa promover o cumprimento da legislação sobre acessibilidade, designadamente o disposto sobre a matéria no Decreto-Lei n.º 163/2006, de 8 de agosto, bem como da Lei n.º 46/2006, de 28 de Agosto (Lei da não discriminação) e da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, ratificada por Portugal em 2009 - pretende-se que as praias portuguesas passem a assegurar condições de acessibilidade que viabilizem a sua utilização e desfrute, com equidade, dignidade, segurança, conforto e a maior autonomia possível, por todas as pessoas, independentemente da sua idade, de possíveis dificuldades de locomoção, ou de outras incapacidades que condicionem a sua mobilidade.
O Programa foi lançado definitivamente no terreno em 2005, tendo gerado crescente adesão por parte das autarquias, embora se encontre ainda longe de alcançar o objetivo final pretendido: tornar todas as praias, costeiras e interiores, acessíveis e passíveis de serem fruídas por todos.

PRAIA ACESSIVEL – PRAIA DAS PALMEIRAS

PraiaPalmeira

A Praia das Palmeiras localizada na cidade de Santa Cruz, junto às instalações do mercado municipal, é uma praia acessível, pois disponibiliza aos seus utentes com mobilidade condicionada todo um conjunto de serviços de apoio e condições de acessibilidade que permitem o usufruto deste espaço de um modo adequado às suas necessidades especificas.
Para tal dispomos de:
• instalações sanitárias e duche adaptados, dotadas de alarme de segurança;
• um espaço de parqueamento automóvel junto à entrada principal, que se encontra devidamente sinalizado;
• estacionamento ordenado e com lugares reservados para viaturas ao serviço das pessoas com deficiência;
• acesso pedonal fácil e livre de obstáculos, a partir da via pública envolvente;
• rampas que permitem o acesso a todas as áreas do solário e respetivos serviços nos quais também se incluem os de restauração;
• acesso ao posto de primeiros socorros, garantido por nivelamento do solário em rampa pouco pronunciado;
• existência de Nadador Salvador.

Existem duas praias no concelho de Santa Cruz que não são praias acessíveis, mas oferecem condições de acessibilidade, que são a Praia do Garajau e a Praia dos Reis Magos.

Praia do Garajau

PraiaGarajau

Localizada na freguesia do Caniço, na Estrada do Cristo Rei, na base da falésia do Garajau, integrada na Reserva Natural Parcial do Garajau, com a sua riqueza biológica proporcionando condições únicas como espaço protegido com grande interesse científico, turístico e recreativo. É uma praia que disponibiliza aos seus utentes instalações balneárias, posto de socorros e área de restauração.
As acessibilidades foram equacionadas visando possibilitar o acesso dos utentes a todos os serviços disponibilizados nesta praia, nomeadamente:
• 3 espaço de parqueamento automóvel junto ao teleférico e também junto ao restaurante Mero, mesmo junto à praia;
• rampas que permitem o acesso a todas as áreas do solário, serviço de restauração e praia;
• o serviço de teleférico está dotado de duas pequenas rampas que permitem aos utentes com dificuldades motoras ou mobilidade reduzida a utilização do mesmo;
• posto de primeiros socorros tem acesso por pequena rampa em deck;
• instalações sanitárias adaptadas;

Praia dos Reis Magos

PraiaReisMagos

Também localizada na freguesia do Caniço, temos esta pequena praia que pode oferecer grandes comodidades. É uma praia de águas límpidas e cristalinas, bem incorporada com a natureza. De entre bons momentos que pode oferecer, é uma praia que igualmente disponibiliza aos seus utentes instalações balneárias, posto de socorros e área de restauração.
As acessibilidades disponíveis possibilitam o acesso dos utentes a todos os serviços, nomeadamente:
• posto de primeiros socorros;
• instalações sanitárias adaptadas;