Canil e Gatil Municipal de Santa Cruz (Centro Oficial de Recolha)

O Canil e Gatil Municipal, consiste num equipamento afeto à Divisão de Ambiente que funciona no Sítio das Eiras, Concelho de Santa Cruz.
Este tem como principal prioridade o desenvolvimento de um espaço de bem-estar animal, com várias áreas de atuação e uma diversidade de serviços prestados, entre os quais se contam o tratamento dos animais recolhidos, as campanhas médicas de profilaxia (Campanhas de Vacinação Antirrábica e Identificação Eletrónica), o sequestro e quarentena de animais potencialmente perigosos, a adoção de animais, entre outros.

Contactos:
Canil e Gatil Municipal (Centro Oficial de Recolha do Município de Santa Cruz)
Sítio das Eiras- Santa Cruz
Tel. 910 217 937/ 291520100;

Serviços prestados:

Receção e recolha de animais

O Canil/Gatil Municipal recebe canídeos e felinos que se encontrem nas seguintes circunstâncias:
• Animais errantes, ou seja, aqueles que forem encontrados na via pública ou noutro local público, sem identificação e fora do controlo ou vigilância do respetivo detentor;
• Animais cujo detentor pretende pôr termo à sua detenção, tendo sempre em conta a razão inerente à mesma e mediante a existência de vaga no Canil Municipal, (consultar Regulamento nº 663/2019 de 22 de agosto).

Promoção e gestão da adoção animal

Todos os animais com potencial adotivo serão alvo de uma gestão e promoção junto dos meios considerados eficazes, para esse efeito existe uma página de Facebook denominada «Patudos de Santa Cruz» onde é feita a divulgação dos animais disponíveis para adoção. Será sempre condição essencial o acompanhamento junto dos novos detentores, bem como o apoio necessário à sua correta detenção. Poderá agendar a sua visita ao canil ou gatil municipal para o efeito de adoção através do contato 910232775.

Controlo da população canina e felina

Campanhas de esterilização para animais errantes, e gatos em Campanhas CED (capturar-esterilizar-devolver) incluídos em colónias registadas junto da Câmara Municipal de Santa cruz, pretende-se desta forma controlar a proliferação de populações errantes, confinando assim a sua dispersão e aumentando a sua qualidade de vida, não obstando a que alguns animais possam ser devolvidos ao local de origem, caso não sejam criadas situações de insalubridade, incómodo ou desconforto para os munícipes.

Medidas de profilaxia médica e sanitária

A execução de medidas que se declaram obrigatórias pelos organismos competentes no que concerne a canídeos e felinos serão levadas a cabo de acordo com a legislação em vigor (Campanhas de Vacinação Antirrábica e Identificação Eletrónica).

Ações e campanhas de formação e sensibilização

O bem-estar animal, principal objetivo do Canil/Gatil de Santa Cruz, passa por uma melhor informação de todos, pelo que a formação e sensibilização dos intervenientes e interessados é uma pedra basilar na eficácia de todo o processo.

Nesse sentido, estão perspetivadas ações de formação e esclarecimento com vista a incrementar os conhecimentos relativos a diversas áreas do bem-estar e controlo animal, bem como sobre as atuais diretivas legais que lhes estão afetas.

A realização de ações em escolas, centros de convívio e associações fazem parte de um plano mais abrangente de sensibilização, a que se juntam as campanhas contra o abandono de animais.

Serviços prestados

O Canil/Gatil do Município de Santa Cruz presta os seguintes serviços mediante solicitação dos munícipes:

Gabinete de Apoio ao Munícipe

Este gabinete de atendimento é dinamizado por um médico veterinário, que procede ao aconselhamento e encaminhamento das situações colocadas pelos munícipes relativas a detenção de animais de companhia, legislação em vigor neste âmbito, problemas ou incómodo gerados pelos mesmos, dúvidas, opiniões e sugestões.

Período de atendimento: sujeito a marcação. Telefone: 291520100.

Captura de animais errantes

Mediante solicitação dos munícipes, os animais errantes que perturbem a tranquilidade ou sejam uma ameaça à saúde pública serão recolhidos pelo no Canil/Gatil de Santa Cruz.

Isolamento e sequestro

Todos os animais suspeitos de raiva, comos sejam os agredidos por outros diagnosticados com raiva ou que não apresentem vacina anti-rábica válida, bem como os animais agressores de pessoas ou outros animais, que estejam devidamente vacinados contra a raiva e em que não se opte pela vigilância domiciliária, serão alvo de sequestro pelos prazos determinados pela lei.

Adoção de animais

O Canil/Gatil de Santa Cruz disponibiliza para adoção todos os animais considerados com potencial adotivo.

A adoção de um animal acarreta responsabilidades e obrigações, pelo que os serviços do Canil/Gatil de Santa Cruz se reservam o direito de acompanhamento posterior e avaliação da adequada detenção dos animais adotados.

Como posso ajudar?
Qualquer munícipe interessado em ajudar os animais recolhidos no Canil/Gatil de Santa Cruz pode contribuir através dos seguintes gestos:

• Entrega de medicamentos para animais dentro do prazo de validade, nomeadamente desparasitantes internos e externos, antibióticos, anti-inflamatórios, etc.;
• Entrega de mantas, cobertores, toalhas;
• Entrega de areia para gatos;
• Entrega de casotas;
• Entrega de coleiras e trelas;
• Participação ativa na adoção de animais.
Para mais informações sobre estas formas de ajuda, é favor contactar Gabinete de Apoio ao Munícipe através do contato 910232775.
O Canil/Gatil de Santa Cruz agradece todo o apoio prestado pelos munícipes e terá muito gosto em incluir o nome dos patronos na sua lista de agradecimentos.